quinta-feira, 29 de abril de 2010

Um mundo chamado Fantasia

A História sem fim de Michael Ende, é com certeza um dos meus livros preferidos, uma aventura maravilhosa, passada num lugar mágico. Aqui a resenha que fiz desse livro:

Um dos melhores livros de fantasia já escritos, e um dos meus favoritos, numa história que realmente te faz acreditar que existe um mundo paralelo one todos os seres fantásticos jamais inventados coabitam e vivem (nem sempre) harmoniosamente.

Um menininho que vive sendo atormentado pelos colegas de escola por ser gordo e desajeitado, vai se esconder numa livraria e lá descobre um livro, justamente A História Sem Fim, e sente uma atração tão irresistível por ele que o rouba e passa um dia inteiro lendo.
Ele é escrito em duas cores, quando é o que acontece com Bastian (o menininho) as letras são vermelhas, quando é o que acontece em fantasia, as letras são verdes, até que Bastian vai a Fantasia, que ele salvou depois de estar sendo destruída pelo Nada (as pessoas não mais usavam a imaginação).
E lá precisa fazer o que faz melhor aqui nesse mundo, que é inventar histórias, já que o Nada havia praticamente destruído Fantasia, e através da sua imaginação Bastian "reconstrói" esse reino.
Nesse mundo maravilhoso, ele conhece muitos seres notáveis, tanto bons quanto maus, passa por inúmeras aventuras e corre o risco de não conseguir voltar ao seu mundo, porque cada vez que inventa uma história, esquece alguma coisa, até que esquece seu próprio nome.
O meu personagem preferido nesse livro é a Dama Aiuola, que seria o que se pode chamar de Mãe Natureza.
Fizeram filmes a partir dese livro, 3, se não me engano, mas nenhum deles sequer chega perto de revelar toda a magia e o encantamento dessa História, que infelizmente chega ao Fim.

Recomendadíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário