quarta-feira, 28 de abril de 2010

Confissão

Tenho que confessar que meu estilo literário favorito é fantasia, leio pouco livros de não-dicção, mas confesso que eles são muito bons, um dos meus favoritos eu acabei de ler agora há pouco, e achei tão sensacional que resolvi por a resenha aqui.

O livro se chama Uma gota de sangue, de Demétrio Magnoli, um antropólogo, falando sobre toda a história do racismo nesse nosso mundinho planetóide de Deus. Sem mais delongas, aqui a resenha que eu fiz?

Excelente esse livro. Realmente adorei, aprendi muito com a história de vários países que sofreram com racismo e discriminação, inclusive uma coisa que eu não sabia: a abolição da escravatura não aconteceu porque a princesa Isabel era boazinha.

Foi um movimento popular enorme de abolição, e como o Demétrio Magnoli diz, representou uma derrota igualmente enorme pro império, tanto que um an depois foi proclamada a república.

Outra coisa que eu não sabia era sobre o estudo do genoma das "raças", onde se descobriu que não existem diferenças significativas de genótipo entre uma pessoa e outra. As diferenças que existem são de fenótipo.

Uma frase ótima, que eu vou ter que citar, é essa aqui: "A noção de raça, erguida durante a expansão imperial européia, baseia a sua popularidade num pequeno conjunto de características fenotípicas facilmente indentificáveis. Mas o fenótipo é um fraco identificador do genótipo. No plano científico, a classificação racial da humanidade é apenas um reflexo de informações insuficientes. Como sintetizou o biólogo evolucionista Richard Lewontin, para a vasta maioria das variações genéticas humanas, as categorias raciais clássicas, tal como definidas por uma combinação de área geográfica, cor de pele, formas do nariz e dos cabelos, um tipo sanguíneo ocasional [...] não geram predições úteis das diferenças genéticas.

Essa outra é sensacional: "Se examinarmos um número suficiente de genes, a distância genética entre Ithaca e Albany, no estado de Nova York, ou entre Pisa e Florença, na Itália, tenderá a ser significativa, e portanto, comprovada cientificamente. Os habitantes de Ithaca e Albany talvez fiquem decepcionados ao descobrir que pertencem a raças distintas. Os moradores de Pisa e Florença talvez se alegrem com o fato de a ciência validar uma antiga desconfiança mútua ao demonstrar suas diferenças genéticas." (CAVALLI-SFORZA, Luigi Luca. Genes, povos e línguas. São Paulo, Companhia das letras, 2003, p. 45)

Esse é um livro que deveria ser lido por todos.
Recomendadíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário