Excelente livro sobre esse (maravilhoso) autor, de quem eu sou fã, então essa resenha vai ser uma rasgação de seda: leia por sua conta e risco.
Esse livro é um compêndio da obra de Neil Gaiman, analisando e discutindo os seus feitos em quadrinhos, romances, livros infantis, poemas, canções, roteiros de cinema. Percorre a obra até 2008, por isso não é completo, já que de lá até aqui Neil Gaiman já publicou muita coisa, inclusive o melhor livro dele, na minha opinião, The Graveyard Book, ou O Livro do Cemitério, que acaba de ser lançado pela Rocco em português.
Esse livro faz mais do que analisar a sua obra, também tem, no final, uma entrevista com ele, que é sensacional, e todo fã deve ler, talvez até o não-fã, para conhecê-lo melhor.
Um detalhe ótimo desse livro é que apresenta declaraçôes de pessoas que trabalharam com Neil: editores, desenhistas, outros escritores, e uma entrevista com sua assistente, Lorraine Garland, ou Fabulous Lorraine.
Uma das melhores coisas desse livro é o prefácio, escrito por Terry Pratchett, sensacional.
Depois de ler esse livro, eu fiquei muito triste; triste porque realisticamente sei que nunca vou conhecê-lo pessoalmente, e Neil é uma daquelas pessoas que eu gostaria de ter como amigo, uma pessoa boníssima e muito inteligente, com quem eu gostaria muito de sentar em um barzinho, tomar guaraná e jogar conversa fora. E é isso que me deixa triste, o fato de saber que nunca acontecerá.
Esse livro merece 5 estrelas e merece ser lido por todos.